Aliança de Casamento: Como escolher a sua

Dicas Lumière

Aliança de Casamento: Como escolher a sua

,
en Casamento
,

A aliança de casamento é um símbolo histórico que sela a união entre o casal durante a cerimônia de casamento. A escolha do modelo ideal envolve muitas dúvidas, pois existem diversas opções disponíveis no mercado.

Para ajuda-los a encontrar o modelo ideal, separamos algumas dicas essenciais para escolher o seu par de alianças.

 

Origem da palavra aliança

A origem da palavra “aliança” tem raízes no Latim, na palavra alligare que significa “ligar-se a”. No casamento, essa simbologia significa o compromisso que a pessoa tem com a outra. Há séculos, a aliança é usada para eternizar a união de amor entre duas pessoas que se amam.

No Império Romano, por exemplo, acreditava-se que no dedo anelar passava uma veia, chamada de veia d’amore, ou seja, veia do amor, que ligava-o diretamente ao coração. Essa é umas das razões para a aliança ser usada nesse dedo até os dias atuais.

 

Aliança de noivado x aliança de casamento

Apesar de alguns casais usarem a mesma aliança para economizar, existem alianças específicas para noivado e para casamento.

Aqui no Brasil, não costuma ser uma prática muito comum, mas tradicionalmente falando, apenas a noiva utilizava um anel de noivado. Neste caso, o noivo a presenteava, na maioria dos casos com um anel solitário como símbolo do compromisso.  A aliança ou anel de noivado deve ser usado no dedo anelar da mão direita desde o pedido, até o dia do casamento.

Hoje em dia, existem opções de alianças para noivos um pouco mais simples do que a aliança de casamento, mas nem por isso menos bela. Essas alianças podem ser de prata, ouro dourado, ouro branco e até conter alguns detalhes em pedrarias.

Já a aliança de casamento tem um toque mais robusto, aliás, a ocasião pede. A peça passar ser usada na mão esquerda após a oficialização da união. A aliança de casamento costuma ser de ouro 18k ou 24k, podendo ser dourado ou branco. Porém, o mais importante é que a peça seja escolhida com muito carinho e que a peça tenha a ver com o casal.

 

Modelos de aliança de casamento

Veja abaixo alguns modelos de aliança de casamento para você se inspirar e escolher a sua.

 

Aliança tradicional

A aliança de casamento de ouro dourado é até hoje a mais popular e mais vendida no Brasil. Esse é aquele modelo coringa pra quem não quer errar e quer um material que dure toda vida.

Existem alguns tipos de designs diferentes para essa peça, podendo ser mais boleada ou reta, mais grossa ou fina e até mesmo com aplicação de pedraria. Esse tipo de aliança perfeita para casais mais tradicionais que gostam de manter o padrão

 

Aliança de ouro branco

As alianças de ouro branco ganharam muitos adeptos nos últimos anos, principalmente entre as pessoas que não curtem o ouro dourado ou que não gosta de chamar muita atenção. O ouro branco tem um toque mais singelo e cai perfeitamente bem nos casais mais jovens.

Essa peça costuma ser um pouco mais cara do que a aliança de ouro amarelo, mas para quem gosta de algo diferente vale muito a pena.

 

Aliança de ouro rosé

Ainda não é algo comum, mas já é possível encontrar em algumas lojas, alianças de casamento no tom rosé. Apesar de não agradar a “gregos e troianos”, o tom rosé está super em alta e para quem gosta de seguir tendências, essa pode ser a oportunidade. Por ter um tom mais “envelhecido”, essa peça necessitará de menos polimento com relação aos outros tipos de ouro.

 

Alianças trabalhadas

Chamamos de aliança trabalhada todos os modelos que fogem do padrão. Alianças torcidas ou com detalhes na sua superfície, não costuma  ser as preferidas dos casais, mas são uma opção muito válida para quem quer sair do comum.

 

Gravar ou não gravar a aliança?

Já virou um costume os casais gravarem o nome um do outro na aliança de casamento, ou até mesmo uma frase que simbolize o amor dos dois. A gravação na aliança vai depender da escolha de cada casal, porém quem gosta de algo mais personalizado, essa é uma ótima maneira de registar o sentimento do casal.

 

Vou fazer um “pedido surpresa”… Como comprar a aliança do tamanho certo?

Para os rapazes, ou até mesmo meninas que desejam fazer uma surpresa no pedido de casamento e não sabem como comprar a aliança na medida certa, temos algumas considerações. Assim como um par de sapatos apertados é incomodo, um anel apertado no dedo também é. Afinal, a aliança é algo para ser usado o resto da vida e ninguém merece usar ao desconfortável, não é mesmo?

Para não ter erro, observe o tamanho de outros anéis da pessoa amada. Caso ela não tenha, faça alguma brincadeira com a qual você consiga tirar a medida dela. Outra dica é fingir que quer comprar um anel para a sua mãe ou algum parente e pedir para que a pessoa prove. Depois é só perguntar para o vendedor a medida certa e pronto! Boa sorte!

 

 

Preço das alianças

O preço das alianças de casamento variam bastante, podendo ser encontradas à partir de R$150. Quanto mais elaborado o modelo da aliança, mas caro ela será. O ideal é fazer uma pesquisa em várias joalherias para encontrar o modelo que mais te agrade pelo menor preço.

 

Conclusão

O mais importante de todos os detalhes é que a sua aliança seja comprada e usada com muito amor e que ao olhar para ela, você possa sentir toda a ternura e carinho que você sente pelo seu amado (a).

 

Gostou dessas dicas? Veja também os melhores modelos de vestido Plus Size para madrinhas.

 

X